Pular para o conteúdo

FIO Maciço 2018: Desenvolvimento do Turismo local é destaque

O primeiro dia da Feira Integrada de Oportunidades do Maciço do Baturité (FIO Maciço 2018) reuniu atividades para diversos públicos. Pela manhã, professores e coordenadores marcaram presença no I Simpósio de Educação Empreendedora de Baturité, debatendo sobre os caminhos e desafios de usar as salas de aulas como incentivo ao empreendedorismo. O evento contou com a participação ilustre do Prof. Dr. José Dornelas, do Prof. Francisco Leite Filho (Diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa – Redenção/CE) e do Prof. Lourival Soares de Aquino Filho (Diretor do IFCE – Baturité/CE), além de Joaquim Cartaxo (Superintendente do Sebrae/CE). Para Dornelas, é importante que também se trabalhe as questões comportamentais na educação empreendedora, permitindo um aprendizado mais completo acerca do tema, pois empreender é se preparar para os desafios da vida.

À tarde, foi realizado o Talk Show Destinos Turísticos Inteligentes, apresentando as Rotas do Ceará e suas estratégias dentro dos eixos de Governança, Tecnologia, Experiência Turística e Sustentabilidade. Para Mônica Farias, responsável pela gestão do Sítio São Roque, a Rota do Café possibilitou a expansão do conhecimento do Sítio por todo o Brasil e a abertura de uma nova empresa, beneficiando a produção dos cafés. Segundo ela, à medida que as pessoas conhecem o café, elas se sentem interessadas em conhecer também a rota turística. Além de uma abertura de espaço no mercado, a Rota Verde do Café para eles simboliza também motivação.

Após o Talk Show, foi iniciada a palestra “Estratégias para o Turismo – Consolidação de Rotas Turísticas com ênfase na governança, respeito às vocações e cultura do território”, com Luiz Barretto, ex-presidente do Sebrae Nacional e ex-Ministro do Turismo, que reforçou a importância de estar sempre buscando inovar para dar ao cliente o que ele deseja e conseguir superar as expectativas, proporcionando experiências que vão além de uma simples visita aos pontos turísticos. Ele alertou que a tecnologia deve ser sempre instrumento, pois Turismo é feito de gente.

Durante a noite foi realizada a abertura oficial da FIO Maciço 2018 e o lançamento do Caminhos do Maciço, projeto que visa a qualificação profissional e orientação técnica dos microempreendedores de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti. O guia, que contará com dicas de serviços e atrações turísticas, terá sua versão impressa e também virtual.
Além de conferir os stands dos expositores, participar de oficinas e degustar da gastronomia local, os visitantes também apreciaram a apresentação cultural do Grupo Maculelê, do CAECA de Baturité, e o desfile de marcas presentes no evento.

Acompanhe a programação da Fio Maciço 2018 e não deixe de participar!

FIO MACIÇO 2018

APOIO:

Governo Municipal de Mulungu | Governo Municipal de Pacoti | Prefeitura Municipal de Aratuba | Prefeitura Municipal de Guaramiranga | Hotel Colonial (Baturité-CE)

PATROCÍNIO:

Casas São Francisco, A Casa das Motos | Prefeitura Municipal de Baturité | Banco do Nordeste | Governo Federal

REALIZAÇÃO:

Sebrae