Pular para o conteúdo

FIO Maciço 2018 promove oportunidades para o agronegócio do Maciço de Baturité

A FIO Maciço 2018 tem como um de seus objetivos promover o agronegócio do Maciço de Baturité e em seu segundo dia de evento possibilitou o compartilhamento de conhecimentos sobre a importância da verticalização da produção agrícola, além de uma Rodada de Negócios com o intuito de aproximar compradores e vendedores da região.

Com a apresentação do case “Clínicas Tecnológicas em produção de orgânicos dos Municípios de Aratuba e Mulungu”, o consultor do Sebrae Ceará, Hider Fonteles, apresentou o projeto realizado com horticultores dos municípios que trouxe benefícios como agregação de valor ao produto, extensão do tempo de validade e inserção dos produtos no mercado local para os turistas. Maria das Graças, presidente da Associação de Agricultores de Barreira, participou do projeto e hoje colhe os resultados de ter explorado novas possibilidades, indo além da venda do alho e passando também a oferecer o produto na versão de pasta. Os lucros aumentaram e hoje ela e as demais responsáveis pelo plantio exibem no stand da FIO Maciço 2018 seus produtos e também novas receitas, como a de rosca de banana.  

A Rodada de Negócios aproximou comercialmente em sua primeira etapa os segmentos agro artesanal e turismo, possibilitando a identificação de novas oportunidades. Em um segundo momento o grupo de vendedores encontrará os compradores da região, mostrando o valor agregado de seus produtos e também o valor da sua capacidade de gestão.

Reginaldo Nascimento, Coordenador do Crediamigo (Banco do Nordeste), ressaltou que mais de 11 mil clientes do Programa de Microcrédito Produtivo na região são mulheres, reforçando a presença do empreendedorismo feminino. Daniel Azevedo, Coordenador do Banco do Nordeste Carteira, destaca que enquanto eles investem nos empreendedores com o Crediamigo, o Sebrae promove a capacitação dos mesmos, sendo um agente transformador.

Acompanhe a programação da FIO Maciço 2018 e participe você também!

FIO MACIÇO 2018

APOIO:

Governo Municipal de Mulungu | Governo Municipal de Pacoti | Prefeitura Municipal de Aratuba | Prefeitura Municipal de Guaramiranga | Hotel Colonial (Baturité-CE)

PATROCÍNIO:

Casas São Francisco, A Casa das Motos | Prefeitura Municipal de Baturité | Banco do Nordeste | Governo Federal

REALIZAÇÃO:

Sebrae